Em 20 de janeiro de 2021, os democratas Joe Biden e Kamala Harris assumiram a Presidência dos EUA em meio a um cenário controverso e polarizado. Tendo sua vitória contestada por seu adversário Donald Trump, figura que inflamou a política norte-americana doméstica e mundial por quatro anos, Joe Biden tem de lidar com a pandemia do coronavírus e suas avassaladoras consequências econômicas. Já em seu primeiro dia de governo começa a desfazer uma série de medidas implementadas pelo governo Trump: devolve os EUA a acordos de proteção ao meio ambiente e às organizações multilaterais, suspende a construção do muro na fronteira com o México, reverte o Travel Ban para países de maioria muçulmana, promete retirar suas tropas do Afeganistão, entre outros muitos pontos e políticas nos âmbitos doméstico e internacional.

Pensando na importância de analisar estes fenômenos políticos e sociais que impactam as Relações Internacionais em todo globo, o dossiê “Governo Biden: um primeiro balanço” reúne análises de pesquisadores de diferentes universidades e núcleos de pesquisa do país e também do exterior sobre os mais diversos temas nestes primeiros meses de mandato de Biden e Harris.

O lançamento ocorrerá no dia 13 de junho de 2021, não deixem de conferir!

Autor(a)

  • O Núcleo de Estudos e Análises internacionais (NEAI), vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) busca dialogar com o mundo em que vivemos, com o sistema internacional de Estados, seus atores e processos, seus temas e problemas, e as ideias que nele circulam.

Leia mais:  Hollywood na China