Pesquisadores

Coordenação científica

Carlos Eduardo Carvalho

Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do ABC (UFABC). Trabalha temas relacionados a Economia Monetária e Financeira, Economia Política Internacional, Economia da América Latina, Instituições Monetárias e Financeiras do Brasil.

Pesquisadores

Alcides Eduardo dos Reis Peron

Mestre e Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é pesquisador de Pós Doutorado (FAPESP) no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador visitante do War Studies Department do Kings College London, Reino Unido. Desenvolve estudos sobre sistemas de reconhecimento facial, governamentalidade e segurança.

André Leite Araújo

Doutorando em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de Bolonha (Itália), mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP) e bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisa a interação entre Poder Legislativo e Política Externa na América Latina.

Mestra em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Estuda a participação do setor privado na constituição da política de segurança norte-americana para o ciberespaço.

João Paulo Nicolini Gabriel

Doutorando em Ciência Política na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais. Integra o Núcleo de Estudos sobre Política Externa dos Estados Unidos (NEPEU) atuando principalmente nos estudos sobre questões asiáticas e o engajamento de comunidades diaspóricas na política estadunidense. Desenvolve pesquisas no campo da política internacional voltadas à política indiana, com ênfase na política externa desse país; e geopolítica asiática e da Oceania dando ênfase aos temas do Indo-Pacífico. Associado à International Political Science Association (IPSA).

Ítalo Beltrão Sposito

Professor Adjunto no Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e, atualmente, Professor Visitante na Universidad de la Republica, Uruguai. Mestre e doutor em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) e graduado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Marcel Artioli

Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Pesquisa economia política internacional, desenvolvimento tecnológico, política industrial, sistema financeiro e empresariado brasileiro. Atualmente é Analista de Desenvolvimento Agrário da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo.

Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Mestre em Relações Internacionais pelo ISRI (Cuba) e Mestre em Direito Penal pela UO (Cuba). Atuou por sete anos como professora, coordenadora e pesquisadora no curso de Licenciatura em Direito da ULT, Cuba. Atua e tem interesse nas seguintes áreas: Integração Regional e relações bilaterais de Cuba com os países latino-americanos.

Pedro Henrique Mota de Carvalho

Doutorando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisador na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase nos temas de propriedade intelectual, desenvolvimento e difusão internacional de norma.

Mestre e Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP).

Tatiana Teixeira

Doutora em Ciência Política (Iesp/Uerj), é autora do livro “Os think tanks e sua influência na política externa dos EUA” (PPGRI/UFF e Revan, 2007). Foi visiting scholar no Think Tanks and Civil Societies Program, então ligado ao Programa de Relações Internacionais da Universidade da Pensilvânia (EUA). Ganhadora do Prêmio Franklin Delano Roosevelt de Melhor Dissertação de Mestrado da Embaixada dos EUA (edição 2007), trabalhou como pesquisadora no Observatório Político Sul-Americano (Opsa/Iuperj) e no Observatório Político dos Estados Unidos (Opeu).