Pesquisadores

Marco Aurélio Nogueira

Membro Fundador do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais. Bacharel em Ciências Políticas e Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1972) e Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1983). Pós-doutorado na Universidade de Roma, Itália (1984-1985). Livre-docente e Professor Titular (Aposentado) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, foi docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (FCL-Araraquara) e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). É colunista do jornal O Estado de S. Paulo, tradutor e ensaísta.

Curriculum Lattes

Coordenação Científica

Carlos Eduardo Carvalho

Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do ABC (UFABC). Trabalha temas relacionados à Economia Monetária e Financeira, Economia Política Internacional, Economia da América Latina, Instituições Monetárias e Financeiras do Brasil.

Currículo Lattes

Coordenação Executiva

Marcela Franzoni

Mestra e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Fez estágio de pesquisa na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e na Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Sua agenda de pesquisa inclui a economia política internacional da América Latina, suas relações com os Estados Unidos e, em particular, a política externa do México.

Currículo Lattes

Marcel Artioli

Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP). Pesquisa economia política internacional, desenvolvimento sustentável e políticas públicas, bioeconomia e política climática internacional. Foi fellow na Managing Global Governance (MGG) Academy 2022 no German Institute of Development and Sustainability (IDOS) em Bonn, Alemanha. Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012), é Coordenador do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) no Estado de São Paulo e Analista de Desenvolvimento Agrário da Fundação Instituto de Terras do Estado de Sao Paulo (ITESP).

Currículo Lattes

Sara Basílio de Toledo

Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP) com pesquisa sobre política internacional do PSDB com foco em FHC. Mestra em Relações Internacionais pela mesma instituição, com pesquisa sobre as relações Brasil-Paraguai durante os governos Lula-Lugo e a renegociação do Tratado de Itaipu, atua nas áreas de Política Externa Latino-Americana , Integração Regional e Teoria das Relações internacionais. Bolsista pelo programa Top USA Massachusetts Santander para a Brown University (EUA). Pesquisadora vinculada ao NEAI (Núcleo de Estudos e Análises Internacionais do IPPRI- Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais da UNESP). Possui especialização em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia de São Paulo (FESPSP) e em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Currículo Lattes

Tatiana Teixeira

Professora colaboradora do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID/UFRJ), pesquisadora do INCT-INEU, editora do Observatório Político dos Estados Unidos (OPEU), coapresentadora do programa Diálogos INEU e editora associada da Revista Sul Global. Doutora em Ciência Política (Iesp/UERJ) e mestre em Relações Internacionais (PPGRI/UFF), Tatiana Teixeira foi visiting scholar no Think Tanks and Civil Societies Program (Universidade da Pensilvânia, EUA). Principais áreas de atuação: Relações Internacionais e Ciência Política. Principais temas/subáreas de interesse: Think tanks Norte-Americanos; Estudos sobre os EUA; Instituições Políticas norte-americanas; Subjetividades do Neoliberalismo.

Currículo Lattes

Mídias Sociais

Giovanna Bertolaccini

Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Trabalha temas sobre Cooperação Sul-Sul técnica e científica, Relações Sino-Brasileiras, Exploração espacial e Astropolítica.

Currículo Lattes

Edição e Design Gráfico

Stella Bonifácio da Silva Azeredo

Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e tem como área de interesse os estudos relativos à Política Externa dos Estados Unidos e Política Externa de Cuba.

Currículo Lattes

Pesquisadores e Colaboradores

Alcides Eduardo dos Reis Peron

Mestre e Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é pesquisador de Pós Doutorado (FAPESP) no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador visitante do War Studies Department do Kings College London, Reino Unido. Desenvolve estudos sobre sistemas de reconhecimento facial, governamentalidade e segurança.

Currículo Lattes

André Andriw Santos da Silva

Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Tem interesse nas áreas de Economia Política Internacional e Energias Renováveis.

Currículo Lattes

André Leite Araújo

Doutorando em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade de Bolonha (Itália), mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP) e bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisa a interação entre Poder Legislativo e Política Externa na América Latina.

Currículo Lattes

Anna Paula Ramos

Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Álvares Penteado-FECAP. Tem como interesses de pesquisa: políticas migratórias norte-americana e migração centro-americana.

Currículo Lattes

Carlos Monge Arístegui

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP –Unicamp –PUC-SP) e mestre em Comunicação e Ciência Política, Universidad Mayor, Santiago de Chile. Licenciado em Ciências da Informação, Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Pesquisa as relações entre América Latina e a China, com enfoque para o Brasil e o Chile. Outros interesses são o Indo-Pacífico e as relações China, Estados Unidos e a Iniciativa Quadrilateral, o Quad.

Currículo Lattes

Danielle Amaral Makio

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP –Unicamp –PUC-SP) e no International Master in Central and East European, Russian and Eurasian Studies, na Universidade de Glasgow, no qual é bolsista Erasmus Mundus. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com período de mobilidade na Universidade de Coimbra, Portugal. Atua em pesquisas nas áreas de Segurança Internacional, Teoria das Relações Internacionais, Sociologia Política Internacional e Estudos Pós-Soviéticos. Integrante dos grupos de pesquisa LEA (Laboratório de Estudos Asiáticos), NEAI (Núcleo de Estudos e Análises Internacionais) e GEDES (Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional), no qual atua no Observatório de Conflitos.

Currículo Lattes

Davi Antonino Guimarães

Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais e em Ciências Econômicas pelas Faculdades de Campinas (FACAMP). É membro pesquisador do Observatório de Regionalismo (ODR) e da Revista Relações Exteriores. Tem como interesses de pesquisa: integração regional latino-americana, com enfoque em MERCOSUL.

Currículo Lattes

Desiree Almeida Pires

Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP) Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bacharel em Relações Internacionais e em Ciências Econômicas pela FACAMP. Pesquisadora do Centro de Estudos de Relações Econômicas Internacionais (CERI-IE/Unicamp) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU). Tem interesse nas áreas de: Economia Política Internacional, Sistema Monetário e Financeiro Internacional, Instituições Internacionais.

Currículo Lattes

Gabriel Dauer

Doutorando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB) e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisa o papel dos exilados argentinos no México na denúncia transnacional das violações de direitos humanos na ditadura argentina (1976-1983) e suas implicações nas relações diplomáticas Argentina-México. Seus temas de pesquisa são: Política Externa, Direitos Humanos, Deslocamentos Forçados, Movimentos Sociais, Justiça de Transição e Ditaduras de Segurança Nacional nas Américas.

Currículo Lattes

Gabriel Garcia

Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais na Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), membro do Instituto National de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU).

Currículo Lattes

Giovana Oliveira Santos

Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem como áreas de interesse: Economia Política Internacional e a atuação do Fundo Monetário Internacional.

Currículo Lattes

Giuliano Contento de Oliveira

Professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Leciona na Graduação em Economia do Instituto de Economia da Unicamp (IE/Unicamp), no Programa de Pós-Graduação em Economia do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp – Unicamp – PUC-SP) e nos Cursos da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp). Pesquisador-Associado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) desde 2017 e Líder do Centro de Estudos de Relações Econômicas Internacionais (CERI) da Unicamp.

Currículo Lattes

Henoch Gabriel Mandelbaum

Mestrando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Integra o Núcleo de Pesquisas em Relações Internacionais (NUPRI-USP), o Centro de Estudos das Negociações Internacionais (CAENI-USP) e o Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (CENEDIC-USP). Desenvolve pesquisas nas áreas de Política Externa, Segurança Internacional e Diásporas Asiáticas. Possui interesse em Brasil, China, América Latina e o Indo-Pacífico. Associado à Midwest Political Science Association (MPSA).

Currículo Lattes

Isabella Frangi Bassani

Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com período de mobilidade na Universidade de St. Gallen, Suíça, e na Universidade de Tecnologia de Sydney, Australia. Sua agenda de pesquisa inclui comércio internacional, política internacional, regimes e instituições internacionais.

Currículo Lattes

Isabelle Carvalho Costa Pinto

Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade LaSalle, pesquisa focada na parceria estratégica China-Brasil. É Líder de Novos Negócios na Empresa Inova China Hub.

Currículo Lattes

Ítalo Beltrão Sposito

Professor Adjunto no Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi professor Visitante na Universidad de la Republica, Uruguai. Mestre e doutor em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI-USP) e graduado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Currículo Lattes

João Marcos Ferreira Pacheco

Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem interesse nas áreas de Regimes Internacionais, Instituições Internacionais, teorias pós-coloniais, teoria crítica e governança nuclear. Atualmente estuda a relação entre as políticas externas brasileira e argentina para a questão nuclear. 

Currículo Lattes

João Paulo Nicolini Gabriel

Doutorando em Ciência Política na Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais. Integra o Núcleo de Estudos sobre Política Externa dos Estados Unidos (NEPEU) atuando principalmente nos estudos sobre questões asiáticas e o engajamento de comunidades diaspóricas na política estadunidense. Desenvolve pesquisas no campo da política internacional voltadas à política indiana, com ênfase na política externa desse país; e geopolítica asiática e da Oceania dando ênfase aos temas do Indo-Pacífico. Associado à International Political Science Association (IPSA).

Currículo Lattes

Júlia Tibiriçá

Doutoranda em Relações Internacionais do Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP), Mestra em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e Bacharela em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisadora do Laboratório de Análise em Segurança Internacional e Tecnologias de Monitoramento (EPPEN-UNIFESP). Desenvolve pesquisa na área de tecnopolítica e vigilância, internet e redes sociais, autoritarismos.

Currículo Lattes

Letícia Figueiredo Ferreira

Doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Mestre em Economia Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional (PEPI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bacharela em Relações Internacionais pela mesma universidade. Além do NEAI, é pesquisadora do Observatório de Regionalismo (ODR), vinculado à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Tem como principais áreas de estudo: Relações Internacionais, Integração Regional, Economia Política Internacional e Estudos Euroasiáticos.

Currículo Lattes

Luiz Fernando Conde Bandini

Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo  (USP). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Comercial, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Internacional Público, Direitos Humanos e Relações Internacionais. Pesquisa sobre a política externa brasileira de Direitos Humanos no período de redemocratização brasileira mais recente.

Currículo Lattes

Marta Cerqueira Melo

Doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Mestra em Integração Contemporânea da América Latina pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Bacharela em Humanidades pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisa na área de Economia Política Internacional, particularmente a Integração Econômica Regional Sul-Americana, a Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) e os processos de territorialização do desenvolvimento econômico.

Currículo Lattes

Maurício José Caires Doro

Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pesquisa investimentos chineses em infraestrutura, dentro da área da Economia Política Internacional

Currículo Lattes

Melina Giannoni de Araujo

Mestranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), possui especialização em Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (2019). Atualmente é Gerente de Planejamento e Projetos Urbanos na São Paulo Urbanismo.

Currículo Lattes

Milagro Mengana Castañeda

Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Mestre em Relações Internacionais pelo ISRI (Cuba) e Mestre em Direito Penal pela UO (Cuba). Atuou por sete anos como professora, coordenadora e pesquisadora no curso de Licenciatura em Direito da ULT, Cuba. Atua e tem interesse nas seguintes áreas: Integração Regional e relações bilaterais de Cuba com os países latino-americanos.

Currículo Lattes

Pedro Henrique Mota de Carvalho

Doutorando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisador na área de Ciência Política e Relações Internacionais, com ênfase nos temas de propriedade intelectual, desenvolvimento e difusão internacional de norma.

Currículo Lattes

Raí Luís Honorato

Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), campus Poços de Caldas. Pesquisador associado ao Grupo de Estudos em Política e Direito Ambiental Internacional (GEPDAI), vinculado ao CNPq; membro do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais (NEAI) e integrante do Observatório de Regionalismo (ODR), vinculado à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Tem como agenda de pesquisa: mudanças climáticas e redução de emissões, comunidades e representações indígenas, integração regional, com foco na América Latina e Ásia, política externa brasileira e hidropolítica.

Currículo Lattes

Rafael Heynemann Seabra

Doutor em Economia Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Política Internacional – PEPI da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Economista formado pela UFRJ. Suas áreas de interesse são Economia Política Internacional, Teoria das Relações Internacionais, Política Externa dos Estados Unidos; Formação dos Estados Nacionais, Teoria do Estado, Desenvolvimento Econômico e Economia Política.

Currículo Lattes

Thiago Godoy Gomes de Oliveira

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Bacharel em Relações Internacionais pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e Especialista em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP). Tem como áreas de pesquisa grupos de extrema direita, movimentos nacionalistas, política externa dos EUA, globalização, o partido republicano, política externa brasileira, ciência política e política internacional.

Currículo Lattes

Vanessa Capistrano Ferreira

Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e pela Universidade de Évora em Portugal (graduação sanduíche). Dedica-se às temáticas de estudos europeus, direitos humanos, cidadania e reconhecimento identitário.

Currículo Lattes

PT_BR