Pesquisadores

Coordenação científica

 Marco Aurélio Nogueira

Cientista político, Professor Titular de Teoria Política da UNESP.

Pesquisadores

Ana Clara Figueira Guimarães 

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP) e Bacharel em Defesa e Gestão Estratégica Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com período de formação na Universidade de Coimbra, Portugal. Pesquisadora também do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES). Aréas de interesse: Segurança Internacional, Direito Internacional Humanitário, Intervenção Humanitária, Política Externa Brasileira.

Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), e Especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Áreas de Interesse: Defesa e Segurança, Terrorismo e Teorias de Relações Internacionais

Angelo Lira

Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp – Unicamp – Puc-SP). Além de sua participação no NEAI (Núcleo de Estudos e Análises Internacionais), é também membro pesquisador do Observatório de Regionalismo e do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Cultura e Desenvolvimento (GEICD). Temas de maior interesse: globalização, democracia e integração regional.

Arthur Murta

Professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC-SP. Doutorando em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP), com estágio de pesquisa realizado na Universidad de Chile (UChile). No NEAI, foi coordenador do projeto de cooperação internacional “Boletín de Relaciones Internacionales – Actualidad BRICS”, em parceria com o Instituto de Estudios Politicos Andinos (IEPA-UNMSM, Peru). Tem interesse nas áreas de: Análise de Política Externa, Economia Política Internacional, Migrações Internacionais. E-mail: [email protected]

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUCSP). Estuda a participação do setor privado na constituição da política de segurança norte-americana para o ciberespaço.

Clarissa Forner

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUCSP). Tem interesse pelas áreas de segurança internacional e política externa dos Estados Unidos.

Daniel Rei Coronato

Doutor em Relações Internacionais pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas e professor de Relações Internacionais.

Desiree Almeida Pires

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUCSP). Mestre em Relações Internacionais, com ênfase em Economia Política Internacional, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Bacharel em Ciências Econômicas pela FACAMP (2015). Bacharel em Relações Internacionais pela FACAMP (2014). Áreas de interesse: Economia Política Internacional, Sistema monetário e financeiro internacional, Instituições Internacionais.

Emerson Maciel Junqueira

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP). Áreas de interesse: Política Internacional, América Latina, política externa chinesa e Economia Política.

Fernanda Magnotta

Fernanda Magnotta é mestre e doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP), pós-graduada em Globalização e Cultura (FESP-SP) e bacharel em Relações Internacionais (FAAP). Desenvolve pesquisa no campo de Teoria Política, Teoria das Relações Internacionais, Análise de Política Externa e, especialmente, Política Externa dos Estados Unidos (EUA). Suas principais áreas de interesse são tradições políticas, ideologias políticas, processo decisório e formulação da grande estratégia dos EUA. Foi estagiária no Americas Program do Center for Strategic and International Studies (CSIS), em Washington D.C., e atualmente é professora e coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP. Autora do livro “As Ideias Importam: o Excepcionalismo Norte-Americano no Alvorecer da Superpotência” (2016) pela editora Appris.

Doutoranda em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Relações Internacionais pela Escola de Economia e Gestão, da Universidade do Minho (Portugal), com intercâmbio de pesquisa realizado no Instituto de Relações Internacionais (IRI) e no NUPRI (Núcleo de Pesquisa em Relações Interacionais) da USP. Bacharel em Ciências Politicas / Estudos Internacionais pela Università di Bologna (Itália). Áreas de Pesquisa: Relações Internacionais, Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Cooperação Sul- Sul, Política Externa Brasileira, Continente Africano, BRICS.

Gessica Carmo

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Atua e tem interesse na área de Análise de Política Externa, Política Externa Brasileira e Política Internacional, pesquisando atualmente a Organização Diplomática Brasileira. É também pesquisadora da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI) e do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC).

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp/Unicamp/PUC-SP). Áreas de interesse: Política Externa Russa, Relações Internacionais nos Bálcãs, Relações Internacionais no Espaço Pós-Soviético.

Internacionalista pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP). Atuou como Agente de Proteção no Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo. É atualmente Professora da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP-SP). Desenvolve pesquisas sobre a securitização da imigração e crimigração.

Graduado em Relações Internacionais pela PUC-MINAS, Mestre e Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Relações InternacionaisSan Tiago Dantas. Foi Pesquisador Visitante na Georgetown University (Washington/EUA), onde fez doutorado-sanduíche (BEPE-FAPESP) com pesquisa sobre História e Política Externa dos Estados Unidos no século XIX e XX. É professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e das Faculdades Integradas Rio Branco (FIRB). Trabalha especialmente com temas de Política Externa Norte-Americana e Abordagens Pós-Estruturalistas.

Maíra Fedatto

Doutorando em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Política Internacional e Comparada pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). Atuou como pesquisadora da Fiocruz e consultora da Unesco. Tem interesse nas áreas de: Saúde Global, Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Continente Africano e BRICS.

Marcel Artioli

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP).

Marcela Franzoni

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP). Atualmente, pesquisa a diplomacia econômica mexicana e as suas relações com os Estados Unidos e a América Latina.

Doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas. Mestre em Relações Internacionais pelo ISRI (Cuba) e Mestre em Direito Penal pela UO (Cuba). Atuou por sete anos como professora, coordenadora e pesquisadora no curso de Licenciatura em Direito da ULT, Cuba. Atua e tem interesse nas seguintes áreas: Integração Regional e relações bilaterais de Cuba com os países latino-americanos.

Renan Colnago

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUC-SP). Graduado em Relações Internacionais na UNESP, campus de Marília. Membro do Grupo de Estudos Marxismo, Política, Estado e Relações Internacionais; do Grupo de Estudos em Teoria das Relações Internacionais -GETRI; e do Grupo de Estudos sobre Gramsci e Relações Internacionais, todos vinculados à UNESP.

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas e doutorando na USP. Tem interesse nas seguintes áreas: BRICS, Megaeventos esportivos e Política Internacional.

Sara Toledo

Mestre e doutoranda em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas. Especialista em Política e Relações Internacionais (FESPSP). Socióloga pelo Centro Universitário Fundação Santo André (FSA). Professora de Relações Internacionais e Direito Internacional Público e Direitos Humanos na Universidade Positivo (UP), em Curitiba. Atualmente, pesquisa a relação entre partidos políticos e política externa no Brasil (1995-2015).

Tatiana Teixeira

Doutora em Ciência Política (Iesp/Uerj), é autora do livro “Os think tanks e sua influência na política externa dos EUA” (PPGRI/UFF e Revan, 2007). Foi visiting scholar no Think Tanks and Civil Societies Program, então ligado ao Programa de Relações Internacionais da Universidade da Pensilvânia (EUA). Ganhadora do Prêmio Franklin Delano Roosevelt de Melhor Dissertação de Mestrado da Embaixada dos EUA (edição 2007), trabalhou como pesquisadora no Observatório Político Sul-Americano (Opsa/Iuperj) e no Observatório Político dos Estados Unidos (Opeu).

Thiago Ribeiro Babo

Doutorando e Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem interesse nas áreas de: Sociologia Histórica e Política, Construção do Estado-nação e Sociologia das Relações Internacionais.

Vanessa Capistrano

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas. Mestre em Ciências Sociais e bacharel em Relações Internacionais pela UNESP/Marília-SP. É membro do Grupo de Pesquisa em Relações Internacionais e Política Exterior do Brasil.