Dossiê Covid-19 e Relações Internacionais: Impactos e Debates

Não é preciso ressaltar a extensão e a complexidade dos impactos da covid-19. A vida das pessoas foi abalada profundamente, em todas as partes do mundo. Mortes, luto, desorganização da vida como era conhecida, empobrecimento, desemprego.

Governos, partidos, organizações sociais, universidades, estamos todos diante de desafios originais. É preciso repensar ideias, políticas, atitudes.

Saberemos escolher os caminhos? Conhecer e analisar o que está ocorrendo é um caminho para responder à esta pergunta desafiadora, no título do instigante ensaio de Marco Aurélio Nogueira, organizador e motivador do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais – NEAI por tantos anos.

Este é o propósito dos textos curtos e variados reunidos neste dossiê, que faz parte da série de publicações Boletim Eletrônico Mundo, Política & Cultura do núcleo e representa o resultado do esforço de estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP – Unicamp – PUC-SP), dos colegas que participam das atividades do NEAI e contribuem com nossas discussões e estudos. O temário diversificado reflete as preocupações e os interesses das autoras e autores e expressa a multiplicidade dos desafios colocados pela pandemia e pelos complexos processos políticos, sociais e econômicos que já vinham de antes e que agora se explicitam de formas originais.

Acesse aqui, leia e difunda o Dossiê Covid-19 e Relações Internacionais