Crédito da imagem: Astronauts on the ISS are increasingly having to take precautionary measures when fragments from old satellites and rockets come close (REUTERS/BBC)

Desde a Guerra Fria, a exploração espacial – tanto para fins civis, quanto para militares -, é uma vertente importante para a busca pela hegemonia de poder no Sistema Internacional. Dessa forma, apesar de ser possível observar tentativas de desenvolvimento de laços de cooperação voltados para o Espaço Exterior, que são pautadas pelos princípios de antimilitarização, esse cenário é marcado pela disputa entre as grandes potências.

Giovanna Bertolaccini apresenta desdobramentos recentes dessa corrida espacial, assim como realiza algumas considerações sobre os riscos envolvendo as atividades no espaço e ressalta a importância da pacificação das mesmas.

Apresentação e edição de som: Stella Bonifácio

Autor(a)

  • O Núcleo de Estudos e Análises internacionais (NEAI), vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) busca dialogar com o mundo em que vivemos, com o sistema internacional de Estados, seus atores e processos, seus temas e problemas, e as ideias que nele circulam.

Leia mais:  #11 Pedro Castillo na Presidência do Peru: esperanças, singularidades, incertezas. Por Carlos Eduardo Carvalho