Crédito da imagem: Felipe Werneck/Ibama/Poder360

O presidente Jair Bolsonaro discursou na manhã desta terça-feira (21) de setembro de 2021 na 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Para defender a política ambiental de seu governo, criticada dentro e fora do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro distorceu informações. Em seu discurso, Bolsonaro escolheu um dado positivo sobre o desmatamento na Amazônia: a redução de 32% registrada pelo Inpe em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado. Mas o que o presidente não disse é que os números de desmatamento em agosto estavam muito altos em relação à série histórica. A área desmatada no mês mais do que triplicou em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro, revelando claro retrocesso na preservação ambiental dos biomas brasileiros da atual administração.

A pesquisadora Sara Basílio de Toledo, coordenadora executiva e pesquisadora do NEAI, analisa a política ambiental do Governo Bolsonaro e comenta sobre os impactos negativos da atual gestão para a imagem brasileira no cenário internacional.

Apresentação: Marcel Artioli

Leia mais:  #14 O 11 de Setembro Chileno: 48 anos do Golpe Militar contra o Governo Allende. Por Carlos Eduardo Carvalho