Na Mesa Redonda do III Fórum do San Tiago Dantas, intitulada “A atuação multilateral do Brasil na crise do regionalismo” , Sara Toledo comenta a política externa do governo Bolsonaro diante da crise do regionalismo, juntamente com Cairo Junqueira (UFS) tendo como mediador o Prof. Dr. Marcelo Mariano (UNESP)

Mediador: – Prof. Dr. Marcelo Mariano Doutor em Sociologia pela Unesp. Professor da Unesp e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP). Coordenador do Laboratório de Novas Tecnologias de Pesquisa em Relações Internacionais (LANTRI-Unesp), que integra a Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI), e pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). Tem experiência em temas de integração regional, política externa brasileira e paradiplomacia.

Palestrantes:

Prof. Dr. Cairo Junqueira Doutor em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP) e professor da Universidade Federal de Sergipe. Membro do Observatório de Regionalismo (ODR), vinculado à Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI); do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPPs); e colaborador do Projeto de Extensão “Internacionalização Descentralizada em Foco” (IDeF). Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Política Internacional e Sul-Americana (GP-SUL).

Profa. Dra. Sara Toledo Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP) e professora de História e Filosofia do Colégio Artur de Queiros. Possui especialização em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia de São Paulo (FESPSP) e em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Análises Internacionais (NEAI), vinculado ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (IPPRI) da UNESP.

Sobre o evento

O corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP) tem a honra de convidar a comunidade acadêmica de Relações Internacionais e áreas correlatas para participar do III Fórum San Tiago Dantas. O Fórum busca congregar pesquisadores de Relações Internacionais e áreas correlatas para ampliar e aprofundar as relações entre acadêmicos, bem como enriquecer suas respectivas pesquisas. A III edição do evento ocorrerá ao longo do mês de setembro de 2020 de maneira virtual, pública e gratuita.

Leia mais:  A crise na Ucrânia. Por Cristina Pecequilo e Danielle Makio

O principal objetivo do Fórum é ser um espaço de debate entre representantes dos Grupos de Pesquisa do programa, assim como oportunizar o contato do público externo por meio das pesquisas e atividades realizadas no interior do PPGRI San Tiago Dantas. O III Fórum San Tiago Dantas consistirá em uma série de mesas redondas a serem transmitidas ao vivo no canal do PPGRI San Tiago Dantas no YouTube.

As mesas serão realizadas no decorrer do mês de setembro em data e horário a serem prontamente divulgados nos canais de comunicação do PPGRI San Tiago Dantas. A mesa de abertura consistirá em um debate inaugural entre docentes do PPGRI San Tiago Dantas. As demais mesas redondas serão compostas por professores doutores egressos do PPGRI San Tiago Dantas representando os Grupos de Pesquisa do programa, a saber: GECI – Grupo de Estudos de Conflitos Internacionais; GEDES – Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional; INCT/INEU – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos; NEAI – Núcleo de Estudos e Análises InternacionaisNETS – Núcleo de Estudos Transnacionais de Segurança; e ODR – Observatório de Regionalismo. O objetivo das mesas é promover discussões transversais sobre grandes temas das Relações Internacionais conforme as ópticas plurais entre os Grupos de Pesquisa, em interlocução com o público.