O NEAI tem entre os teus propósitos manter um relacionamento ativo com a opinião pública.

Embutida neste propósito está a ideia de apresentar os temas da agenda internacional em uma linguagem que, sem deixar o rigor e a seriedade da abordagem acadêmica, alcance o maior número possível de pessoas.

É o que pretendemos com o lançamento desta série de artigos sobre saúde global.

Eles integram uma pesquisa em andamento e serão escritos por Maíra Fedatto, pesquisadora do NEAI, jornalista, mestre em Política Internacional e Comparada pela Universidade de Brasília e atualmente doutoranda de Relações Internacionais e Saúde Global no King’s College London.

O tema foi escolhido por sua centralidade crescente no mundo. Reflete uma experiência de pesquisa na Fiocruz, na Unesco e num projeto de acompanhamento da abordagem em HIV na África.

A série pretende contribuir para suprir a reduzida interação entre os estudos em Saúde e as análises de Relações Internacionais, que só terão a ganhar com um debate promissor, atual e rico em nuances.

Precisamente por isso, o primeiro artigo de Maíra Fedatto examina a importância da interdisciplinaridade na investigação de temas relacionados à Saúde, particularmente em sua dimensão global.

Os artigos podem ser acessados nos links abaixo:

1. A Saúde para além da Medicina

2. Como a Saúde se tornou Global?

3. Sistemas de Saúde, política doméstica e política internacional

4.  A Cooperação Internacional em Saúde: Cuba e o caso Mais Médicos no Brasil

 

Read more:  Coronavírus: a importância de uma resposta mundial coordenada