Crédito da Foto: Al Drago/Getty Images

EDITAL OBSERVATÓRIO POLÍTICO DOS ESTADOS UNIDOS (OPEU), INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA ESTUDOS SOBRE OS ESTADOS UNIDOS (INCT-INEU), EM PARCERIA COM O NÚCLEO DE ESTUDOS E ANÁLISES INTERNACIONAIS (NEAI), INSTITUTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E RELAÇÕES INTERNACIONAIS (UNESP), E INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DEFESA (UFRJ) Nº 001 

CHAMADA DOSSIÊ * 100 DIAS DO GOVERNO BIDEN *

O Observatório Político dos Estados Unidos (Opeu) e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU), em parceria com o Núcleo de Estudos e Análises Internacionais (NEAI), Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais (Ippri/Unesp) e o Instituto de Relações Internacionais e Defesa (Irid/UFRJ), no uso de suas atribuições, tornam pública a chamada para artigos para o “Dossiê 100 dias do Governo Biden”.

1. CALENDÁRIO

  • O prazo para a recepção de artigos vai até 30 de abril de 2021**. 
  • Os/as interessados/as deverão enviar os artigos inéditos para o endereço eletrônico [email protected], seguindo as diretrizes para autores/as estabelecidas no item 3.
  • A previsão da publicação do dossiê é maio de 2021.

2. CONTEXTO

Tradição que, nos Estados Unidos, remonta ao governo Franklin Delano Roosevelt e a seu New Deal, o anúncio do balanço dos 100 dias de governo se tornou um marco esperado no país. Também passou a ser acompanhado com atenção no exterior, dado o lugar, os recursos e a envergadura de ação da (ainda) maior potência mundial. Além de indicar as prioridades das agendas doméstica e externa de cada novo presidente, o balanço destes pouco mais de três meses de gestão nos orienta sobre a margem de manobra disponível para o Executivo em questões sensíveis, sua disposição para enfrentamentos, assim como as linhas vermelhas difíceis de serem cruzadas — seja pela resistência de forças políticas e econômicas internas, pela baixa adesão da sociedade, seja por condicionalidades externas.

Desde sua posse, em 20 de janeiro de 2021, o democrata Joe Biden se vê confrontado com uma lista de novos e velhos desafios que não é pequena e, no caso de muitos deles, políticas e iniciativas são cada vez mais urgentes. Neste contexto, esperamos que as contribuições para este dossiê tragam reflexões sobre o período e, quando possível, prospecções analíticas para os temas abaixo, ou outros não incluídos.   

Read more:  Apresentação aos ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas

ÁREAS/TEMAS (lista não exaustiva)

Ciência e Tecnologia – China

Economia – China, Infraestrutura, Reforma Tributária

Educação – Dívida Estudantil

Energia e Meio Ambiente – Fracking, Green New Deal

Justiça – Renovação dos Juízes, Reforma Suprema Corte

Migração – Dreamers, Fronteiras, Política Migratória

Política Doméstica – Impacto do Trumpismo e da Extrema Direita, Partidos Republicanos e Democratas, Progressistas, Relações institucionais

Política Externa – América Latina, África, Ásia, Brasil, China, Europa, Índia, Indo-Pacífico, Irã, Israel, Oriente Médio, Rússia, Síria

Saúde – Reforma do Sistema de Saúde, Pandemia

Segurança e Defesa – Afeganistão e Iraque, Grande Estratégia, Orçamento, Política de Defesa

Sociedade – Aborto, Movimentos Sociais, Questões de Gênero e Diversidade, Racismo e Brutalidade Policial, Reforma das Armas

3. ORIENTAÇÕES PARA AUTORES

Os textos devem ser analíticos e objetivos, em torno de quatro (4) páginas, ou entre 1000 e 1800 palavras. Os títulos devem ser claros e diretos, com no máximo uma linha. Os textos devem incluir entretítulos e hiperlinks. Não devem ser incluídos elementos pré-textuais, pós-textuais, ou referências bibliográficas. Indicações de literatura devem estar no texto na forma de hiperlinks. Se necessários, poderão ser inseridos mapas, tabelas e outros elementos gráficos. Ainda os/as autores/as devem fornecer uma minibiografia de, no máximo, três (3) linhas, contendo filiação institucional, e-mail para contato e redes sociais.

Os artigos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.

4. DISPOSIÇÕES FINAIS

O dossiê será publicado na forma de Estudos e Análises de Conjuntura, do Opeu, com ISSN 2316-2481, amplamente divulgado nos sites do Opeu e do NEAI, em nossas redes sociais, assim como para a imprensa, por nossa assessora Tatiana Carlotti.

**A pedidos, o prazo de submissão foi prorrogado até 30 abril de 2021.