Quem somos

 

Tudo o que pulsa na vida, na cultura e no mundo nos interessa

 

SOBRE NEAI

Um Núcleo de Estudos para dialogar com o mundo em que vivemos, com o sistema internacional de Estados, seus atores e processos, seus temas e problemas, as ideias que nele circulam. Queremos contribuir para analisá-lo em seus múltiplos aspectos: tudo o que pulsar na cena mundial nos interessará. O Brasil, sua política externa e seu lugar no sistema internacional terá lugar cativo em nossas inquietações. Assim também a América Latina, uma e diversa como sempre.

O INSTITUTO

Nascemos no interior do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais-IPPRI, da Universidade Estadual Paulista-UNESP, instituição que reúne alguns centros de pesquisa e o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, PUCSP, UNICAMP). Pretendemos funcionar antes de tudo como um grupo de estudos e pesquisas. Mas também almejamos fazer do NEAI uma câmara de eco de nossas investigações e daquilo com que interagirmos e que viermos a conhecer. Nosso batismo é acadêmico, mas não pretendemos atuar só academicamente: desejamos nos relacionar de forma ampla e dinâmica com a opinião pública e com pessoas interessadas nos temas da sociedade, da cultura e da comunidade política mundial. Sempre que possível, sem linguagens cifradas. Mas sempre de maneira plural e teoricamente referenciada.

 

MISSÃO

Nossa agenda de trabalho se concentrará na publicação de textos pontuais e artigos de maior fôlego, elaborados por nossos pesquisadores e por intelectuais de outras instituições e de outros países. Na medida do possível, nosso website funcionará como uma revista eletrônica, marcada pelo pluralismo e pela diversidade temática. O projeto prevê, também, a organização de informações e a socialização de conhecimentos. Palestras, conferências, seminários e debates terão, por isso, o devido espaço.

LINHAS TEMÁTICAS

• Atores do sistema internacional;
• Direitos humanos, migrações e novas subjetividades;
• Redes, tecnologias e modernidade-mundo;
• Política Externa Brasileira: temas, agendas e história;
• A América Latina e o Mundo;
• Teoria Política e Relações Internacionais