As propostas de reformas trabalhistas e de terceirização geraram protestos no Brasil em 2017 Crédito: Getty Images/ BBC-Brasil

O impacto da pandemia da covid-19 sobre as relações de trabalho, já bastante afetadas nos últimos tempos por uma nova onda global de reformas neoliberais, pautadas na flexibilização da legislação trabalhista e no incentivo à informalidade, faz-se sentir nos diversos países de diferentes maneiras. Relaciona-se diretamente à situação econômica, social e política antes vigente em âmbito nacional e, fundamentalmente, às vivências do mundo do trabalho, tais como grau e forma de inserção nacional à economia global, níveis de desemprego e informalidade, estágio de afrouxamento dos direitos e garantias dos trabalhadores, protagonismo sindical, resposta do Estado no combate ao vírus, entre outros. Ao implicar fechamento de empresas e de estabelecimentos e até mesmo das fronteiras nacionais, as medidas de restrição ao deslocamento (lockdown) e de isolamento social impactam as relações de trabalho e os modos de produção de forma direta.

O segundo episódio do PodCast NEAI recebe Sinaida De Gregório Leão, mestra em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense(UFF), para falar sobre os efeitos da covid-19 no mundo do trabalho tal como o conhecemos. O conteúdo do PodCast é parte da publicação Dossiê Covid-19 e Relações Internacionais.

Acesse aqui, leia e difunda o Dossiê Covid-19 e Relações Internacionais

Apresentação: Sara Toledo

Read more:  #16 Dificuldades da nova onda de centro-esquerda na América Latina. Por Carlos Eduardo Carvalho