Pesquisadores


Segue abaixo o elenco de integrantes do NEAI, com suas biografias acadêmicas e profissionais.

 

Coordenação científica: Marco Aurélio Nogueira, cientista político, Professor Titular de Teoria Política da UNESP.

 

Aline TedeschiAline Tedeschi

Doutoranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências UNESP Marília, na linha de Relações Internacionais e Desenvolvimento. Realizou período Sanduíche de Maestría en Inteligencia Estratégica Nacional Siglo XX na Universidad Nacional de La Plata. Bolsista FAPESP. Bacharel em Relações Internacionais pela FFC da UNESP Marília. Membro do Grupo de Estudos "BRICS" (FFC/UNESP). Áreas de Pesquisa: Relações Internacionais, Multilaterais e Bilaterais, Parceria Estratégica Brasil-China, Economia Política e Cultura Chinesas.

André PiniAndré Pini

Doutorando em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), e Especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Áreas de Interesse: Defesa e Segurança, Terrorismo e Teorias de Relações Internacionais

Angelo LiraAngelo Lira

Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp - Unicamp - Puc-SP). Além de sua participação no NEAI (Núcleo de Estudos e Análises Internacionais), é também membro pesquisador do Observatório de Regionalismo e do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Cultura e Desenvolvimento (GEICD). Temas de maior interesse: globalização, democracia e integração regional.

Arthur MurtaArthur Murta

Professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC-SP. Doutorando em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (USP) e Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP), com estágio de pesquisa realizado na Universidad de Chile (UChile). No NEAI, atua como coordenador do projeto de cooperação internacional "Boletín de Relaciones Internacionales - Actualidad BRICS", em parceria com o Instituto de Estudios Politicos Andinos (IEPA-UNMSM, Peru). Tem interesse nas áreas de: Análise de Política Externa, Economia Política Internacional, Migrações Internacionais. E-mail: arthurmurta@usp.br

Bruna Bosi MoreiraBruna Bosi Moreira

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP) e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina, com período de formação na University of Birmingham, Inglaterra. Possui interesse nas áreas de Segurança Internacional e Segurança Energética e na região da Rússia e seu entorno, especialmente na Ásia Central.

Caroline BurleCaroline Burle

Mestre em Relações Internacionais pelo San Tiago Dantas (2014). Possui especialização em negociações pela Fundação Getúlio Vargas (2009). Bacharel em Relações Internacionais pela Fundação Armando Álvares Penteado (2006). Pesquisa sobre governo aberto, relações internacionais e política externa, com experiência na atuação de governos subnacionais, na área de web, dados abertos e governança da Internet.

Clarissa FornerClarissa Forner

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP-UNICAMP-PUCSP). Tem interesse pelas áreas de segurança internacional e política externa dos Estados Unidos.

ColaboradoresColaboradores

A partir desse perfil são postadas as contribuições de colaboradores externos que trazem uma ótica diferenciada para o trabalho do Núcleo.

Daniel Rei CoronatoDaniel Rei Coronato

Doutorando em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas e professor de Relações Internacionais.

Desiree Almeida PiresDesiree Almeida Pires

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUCSP). Mestre em Relações Internacionais, com ênfase em Economia Política Internacional, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Bacharel em Ciências Econômicas pela FACAMP (2015). Bacharel em Relações Internacionais pela FACAMP (2014). Áreas de interesse: Economia Política Internacional, Sistema monetário e financeiro internacional, Instituições Internacionais.

Fernanda MagnottaFernanda Magnotta

Fernanda Magnotta é mestre e doutoranda pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP), pós-graduada em Globalização e Cultura (FESP-SP) e bacharel em Relações Internacionais (FAAP). Desenvolve pesquisa no campo de Teoria Política, Teoria das Relações Internacionais, Análise de Política Externa e, especialmente, Política Externa dos Estados Unidos (EUA). Suas principais áreas de interesse são tradições políticas, ideologias políticas, processo decisório e formulação da grande estratégia dos EUA. Foi estagiária no Americas Program do Center for Strategic and International Studies (CSIS), em Washington D.C., e atualmente é professora e coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP. Autora do livro “As Ideias Importam: o Excepcionalismo Norte-Americano no Alvorecer da Superpotência” (2016) pela editora Appris.

Fernanda RamoneFernanda Ramone

Mestranda em gestão da indústria cultural pela Universidade de Pequim. Foi correspondente da BandNews Tv, trabalhou na Rádio Internacional da China e atua como empreendedora cultural. Idealizadora e organizadora do DocBrazil Festival, é autora do capítulo "A Produção Cultural na China" no Guia Brasileiro de Produção Cultural 2010-2011, Edição Sesc SP. Jornalista cultural com diversos artigos publicados e professora na Casa do Saber. Áreas de atuação: Soft Power, História Oral, Feminismo, China.

Francesca MercurioFrancesca Mercurio

Doutoranda em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Relações Internacionais pela Escola de Economia e Gestão, da Universidade do Minho (Portugal), com intercâmbio de pesquisa realizado no Instituto de Relações Internacionais (IRI) e no NUPRI (Núcleo de Pesquisa em Relações Interacionais) da USP. Bacharel em Ciências Politicas / Estudos Internacionais pela Università di Bologna (Itália). Áreas de Pesquisa: Relações Internacionais, Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Cooperação Sul- Sul, Política Externa Brasileira, Continente Africano, BRICS.

Gessica CarmoGessica Carmo

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestranda do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP). Atua e tem interesse na área de Análise de Política Externa, Política Externa Brasileira e Política Internacional, pesquisando atualmente a Organização Diplomática Brasileira. É também pesquisadora da Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI) e do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC).

Guilherme CasarõesGuilherme Casarões

Professor de Relações Internacionais na EAESP/FGV e na ESPM. É doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (Unicamp). Autor de artigos e capítulos de livros sobre política externa brasileira,
relações do Brasil com o Oriente Médio e governança global. Foi visiting fellow da Tel Aviv University e da Brandeis University, nos EUA.

João Arthur Silva ReisJoão Arthur Silva Reis

Mestrando do Programa de Economia Política Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEPI/UFRJ) e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalha nas áreas de Segurança Internacional, Forças Armadas, Estados Unidos, Inserção Internacional da China, Economia Política e Desenvolvimento.

Laís AzeredoLaís Azeredo

Internacionalista pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mestre e Doutoranda pelo PPGRI San Tiago Dantas. Atua na Caritas Arquidiocesana de São Paulo e desenvolve pesquisas sobre a securitização da imigração.

Lucas LeiteLucas Leite

Graduado em Relações Internacionais pela PUC-MINAS, Mestre e Doutorando pelo PPGRI San Tiago Dantas. Foi Pesquisador Visitante na Georgetown University (Washington/EUA), onde fez doutorado-sanduíche (BEPE-FAPESP) com pesquisa sobre História e Política Externa dos Estados Unidos no século XIX e XX. É professor da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e das Faculdades Integradas Rio Branco (FIRB). Trabalha especialmente com temas de Política Externa Norte-Americana e Abordagens Pós-Estruturalistas.

Maíra FedattoMaíra Fedatto

Doutorando em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Política Internacional e Comparada pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). Atuou como pesquisadora da Fiocruz e consultora da Unesco. Tem interesse nas áreas de: Saúde Global, Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Continente Africano e BRICS.

Marcela FranzoniMarcela Franzoni

Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e mestranda no Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP). Atualmente, pesquisa a diplomacia econômica mexicana e as suas relações com os Estados Unidos e a América Latina.

Maria Luísa TelarolliMaria Luísa Telarolli

Bacharel em Relações Internacionais pela Faculdade de Campinas (FACAMP) e mestranda pelo PPGRI San Tiago Dantas (UNESP, Unicamp, PUC-SP). Bolsista CAPES, pesquisa integração regional, meio ambiente e recursos hídricos. Pesquisadora do Grupo de Estudos Interdisciplinares de Cultura e Democracia (GEICD) da Unesp de Araraquara, da Rede de Política Externa e Regionalismo (REPRI), do Observatório de Regionalismo e do CEDEC.

Mark W. DatysgeldMark W. Datysgeld

Bacharel e mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP), especialista nos temas da Governança da Internet e nos impactos da Revolução Digital na formação de normas. Coordenador do curso Governance Primer, iniciativa gratuita de ensino de Governança da Internet na América Latina, atualmente em expansão para outras regiões e já executado em 3 países. Possui experiência profissional de diversos anos em desenvolvimento multimídia e como consultor da área do desenvolvimento sustentável. Webiste: www.markwd.website

Milagro Mengana CastañedaMilagro Mengana Castañeda

Doutoranda em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas. Mestre em Relações Internacionais pelo ISRI (Cuba) e Mestre em Direito Penal pela UO (Cuba). Atuou por sete anos como professora, coordenadora e pesquisadora no curso de Licenciatura em Direito da ULT, Cuba. Atua e tem interesse nas seguintes áreas: Integração Regional e relações bilaterais de Cuba com os países latino-americanos.

Mirko PoseMirko Pose

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestrando em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEPI/UFRJ). Tem interesse nas áreas de Economia Política, Economia Internacional e Desenvolvimento da China, com foco em Sistema Monetário Internacional e economia chinesa.

Nastasia Barceló SevergniniNastasia Barceló Severgnini

Mestranda do PPGRI San Tiago Dantas. Possui graduação em Relações Internacionais e Integração pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2014).

Natalia FingermannNatalia Fingermann

Doutora em Administração Pública e Governo (FGV-SP, 2014).  Mestre em Social Development pela University of Sussex, reconhecido pela USP. Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP. Atualmente é professora e pesquisadora do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), Professora do Curso de Tecnologia em Gestão de Negócios e Inovação da FATEC-SEBRAE e Pesquisadora Associada do Instituto de Estudos Sociais e Economicos (IESE- Moçambique). Atuou por seis anos como Coordenadora, Professora e Pesquisadora do curso de Relações Internacionais e da Pós-graduação em Projetos Sociais: Gestão e Perspectivas do Centro Universitário SENAC. Áreas de Pesquisa: Cooperação para o Desenvolvimento Internacional, Política Externa Brasileira, Política Pública Internacional e Continente Africano. 

Renato XavierRenato Xavier

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrando pelo PPGRI San Tiago Dantas. Tem interesse nas seguintes áreas: BRICS, Megaeventos esportivos e Política Internacional.

Rodrigo Duque EstradaRodrigo Duque Estrada

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Pampa e Mestrando no PPGRI San Tiago Dantas. Áreas de pesquisa: Teoria das RI, Filosofia Política, Segurança Internacional e Estudos de Religião e Secularismo.

Sara ToledoSara Toledo

Mestre e doutoranda em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas. Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (FSA). Atualmente, pesquisa a relação entre Partidos Políticos e Política Externa no Brasil (1995-2010). Atua e tem interesse nas seguintes áreas : Política Externa Latino-Americana, Integração Regional e Relações Bilaterais entre os países sul-americanos.

Tatiana TeixeiraTatiana Teixeira

Doutora em Ciência Política (Iesp/Uerj), é autora do livro "Os think tanks e sua influência na política externa dos EUA" (PPGRI/UFF e Revan, 2007). Foi visiting scholar no Think Tanks and Civil Societies Program, então ligado ao Programa de Relações Internacionais da Universidade da Pensilvânia (EUA). Ganhadora do Prêmio Franklin Delano Roosevelt de Melhor Dissertação de Mestrado da Embaixada dos EUA (edição 2007), trabalhou como pesquisadora no Observatório Político Sul-Americano (Opsa/Iuperj) e no Observatório Político dos Estados Unidos (Opeu).

Thiago Ribeiro BaboThiago Ribeiro Babo

Doutorando e Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem interesse nas áreas de: Sociologia Histórica e Política, Construção do Estado-nação e Sociologia das Relações Internacionais.

Vanessa CapistranoVanessa Capistrano

Doutoranda pelo PPGRI San Tiago Dantas. Mestre em Ciências Sociais e bacharel em Relações Internacionais pela UNESP/Marília-SP. É membro do Grupo de Pesquisa em Relações Internacionais e Política Exterior do Brasil.

Victor Teodoro de SousaVictor Teodoro de Sousa

Mestrando em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação "San Tiago Dantas" (Unesp, Unicamp, PUC-SP). Graduado em Relações Internacionais pela Unesp - Campus de Franca/SP. Também é membro do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES). Possui interesse nas áreas de Defesa e Segurança Internacional, Relações Civis-Militares e Cooperação Regional em Segurança.