Arquivo Digital


O conhecimento e a pesquisa não vivem somente de dados e informação. Requerem procedimentos mais ponderados, menos colados ao imediato, mais distanciados dos humores circunstanciais. O agir no mundo e sobre o mundo em termos reflexivos depende sempre da assimilação de recursos intelectuais abrangentes.

A pesquisa, a produção de conhecimentos e a educação precisam dialogar de forma permanente com jornais, revistas e agências de notícias, que são preciosas fontes de opinião e informação. Polêmica, controvertida, espetacular e sempre mais indispensável, a imprensa fixou-se como um poderoso personagem da vida contemporânea, com presença ativa nos processos de definição das agendas públicas.  A mídia hoje se ampliou e se diversificou bastante, não se limita mais aos grandes jornais. Incluiu de revistas acadêmicas a blogs e sites de conteúdo.

Nosso Arquivo Digital pretende divulgar textos, entrevistas, conferências, vídeos, documentos: material que nos auxilia a pensar o mundo e a atualizar as tradições do pensamento critico, servindo de referência para os estudos e as análises internacionais.

Partimos do suposto de que a divulgação e a disponibilização gratuita deste tipo de material contribuem de forma importante para tornar o conhecimento mais acessível, ajudando assim a democratizar a informação.

O portal NEAI não tem qualquer vinculação comercial: sua meta é promover a circulação de ideias. Por isso, caso alguém se sinta particularmente prejudicado em termos de direitos autorais por alguma de nossas inserções, pedimos que entre em contato.


Artigos e ensaios

Dossiê IHU Online (2006): Sociedade do risco

Alexandra Samuel (2004): Hacktivism & The Future of Political Participation

Ulrich Beck (2002): O Estado cosmopolita. Para uma utopia realista

Manuel Castells (2008): The new public sphere: global civil society, comunications networks and global governance

William Robinson (2005): Gramsci and Globalisation: From Nation-State to Transnational Hegemony

David Held (2000): Regulating Globalization? The Reinvention of Politics

Joseph Nye (2002): Hard and Soft Power in a Global Information Age

Peter Evans (2008): Será possível uma globalização alternativa?

 

Entrevistas

Immanuel Wallerstein (2004): World-Systems, the Imminent End of Capitalism and Unifying Social Science

Robert W. Cox (2010): World Orders, Historical Change, and the Purpose of Theory in International Relations

 

Videos

Zigmunt Bauman (Julho 2011): Impactos e consequências da modernidade líquida. Depoimento a CPFL Cultura e Fronteiras do Pensamento

 

Livros completos de distribuição autorizada

Lawrence Lessig (2005): Code v2

Lawrence Lessig (2004): Free Culture


Selecionamos aqui alguns links que acreditamos ser de interesse daqueles que acompanham o NEAI, visando promover a pluralidade de olhares e demonstrar nosso apoio a websites que consideramos de valor: